sexta-feira, 1 de julho de 2011

Dicas De Beleza

Dicas para o cabelo
Não poderia de deixar de presentear as kriolas bunitas com algumas dicas de beleza para esse verão que já esta a bater na porta.

E para começar vou falar da última moda para os penteados, onde é aconselhado usar tranças simples e regos, para ajudar com o calor e proteger os cabelos dos raios do sol, é aconselhável também usar sedas para o verão que se encontram disponíveis nas lojas do soprobel.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mayra Andrade a promissora da música cabo-verdiana


Nasceu em Havana Cuba em 1985 é uma cantora cabo-verdiana conhecida como uma das mais promissoras do nosso pai.
Em 2008 vence o premio BBC RADIO 3 WORLD MUSIC na categoria revelação já cantou juntamente com a diva dos pés descalços Cesária Évora um dos maiores nomes femininos da música cabo-verdiana, e também já actuou com diversos outros  artistas.
Primeiramente ela começa a cantar músicas brasileiras, e com 16 anos ganha a medalha de ouro nos jogos da franco fonia no canada com uma musica em crioulo.
Desde 2002 começa a actuar nas cidades da praia e do Mindelo. Passando para Lisboa e França onde habita actualmente.
Ao longo da sua careira já gravou 3 discos:
·         Navega 2006
·         Storia storia 2009
·         Studio 105 2010
Recebeu vários prémios como a medalha de ouro nos jogos da francofonia no canada, o premio do BBC 3 world music como artista revelação

Kriolas de destaque


Isaura Gomes a mulher de arma e corajosa
Ela é caracterizada por ser uma mulher de arma e corajosa, com características próprias de uma kriola decidida e determinada, conseguindo assim ser a primeira mulher a tornar-se presidente de uma câmara municipal em cabo verde mais concretamente em são vicente.
E é de reconhecer que Isaura Gomes é um exemplo para todas as kriolas cabo-verdianas.

Historia da mulher kriola Revolta De Ribeirao Manuel


A mulher cabo-verdiana tem varias historias que marcam a sua existência e a caracterizam como sendo um kriola, são tantas historias que se começo a contar não caberia no meu blog , mas de todas as historias a mais interessante, corajosa e engraçada é o da Revoltado Ribeirão Manuel, e vou aqui partilhar consigo um pouco desta maravilhosa historia.
No dia 12 de Fevereiro de 1910 uma senhora chamada “nha Ana Veiga” chefia em santa Catarina na ilha de Santiago em cabo verde, uma revolta de rendeiros de ribeirão Manuel que se negam pagar as rendas aos morgados e passam a colher sementes de pulgueiras nas suas propriedades sem autorização.
Essa revolta ocorreu um mês após a proclamação da Republica em Portugal e a posse na cidade da praia.
No Ribeirão Manuel havia uma exploração camponesa por parte dos morgados para com os rendeiros, mas a situação agravava-se em tempos de seca e de ma colheita, onde apenas os morgados lucravam-se, e assim nascia uma certa tensão entre os morgados e os rendeiros.  
Nessa altura vários escravos fugiam dos seus “donos” fincando em locais de difícil acesso ganhando a sua liberdade  tornando assim trabalhadores livres e eram forçados a arrendar as suas terras aos morgados em pequenos tratos .Quando tomaram consciência da importância que representavam para os morgados planearam varias rebeliões contra os morgado .
A revolta de Ribeirão Manuel surge das apanhas da pulgueira, planta essa que servia como moeda de troca no Ribeirão Manuel, após serem pegas algumas mulheres a roubarem essas tais semente, queixa feito pelo morgado Aníbal Dos Reis Borges ás tropas, que prenderam essa mulheres e estas foram amaradas mesmo sob o protestos do povo, e segundo algumas narrações  o padre António Duarte Da Graça protestou contra a prisão destas mulheres , e esse protesto se tornou numa revolta da população liderada por uma mulher corajosa chamada “nha Ana veiga” que organizou a rebelião  e decidiu libertar essas mulheres, os homens de faca as mulheres de machado Assim, resulta o provérbio "Omi faka, mudjer matxadu, mininus tudu ta djunta pedra"  gritando : "Aqui não há negro, não há branco, não há rico, não há pobre... somos todos iguais!"dirigindo a cadeia de santa cruz de onde libertaram as mulheres .
E essa é apenas uma das várias historias que mostram a coragem da kriola cabo-verdiana.




quarta-feira, 30 de março de 2011

nstaba ta djobi um foto di um kriola caboverdiana ,mas nka atxa ninhum k pod riprsinta mudjer caboverdiana  .... a nao ser fotos de mulheres normalmenti  pretas ku balai, lenha ou baldi na cabeça ou entao ku minino na costa.....kela dja passa tempo sima ta flado kela  era um bes.....goç um verdadera kriola é kel k ta desenpenha papel k um bes só homi pod desenpenhaba sima na politica, na greandes cargos, na policia etc...entao ta fika li um conselho leba bus sonhos pa frente e ka bu skeci pra lém de ser MUDJER CABOVERDIANA  abo é um KRIOLA....

quinta-feira, 24 de março de 2011

apresentaçao de nha blog

oi tudo kriolas e kriolos  de cabo verde ,ami é karmen lopes e keli é nha blog .um blog undi nta bem fala basicamente sobre assuntos relacionados ku mudjeres de cabo verde,li bu da taxa dicas sobre beleza feminina,saude, hisorias que marcam a corajam da mulher caboverdiana , as kriolas de destaques em cabo verde e muto mas kuza pa bo k é kriola....continua ligado pamod keli é kel blog k ta dou só novidades...bjs